Descrição do Projeto

HARAS BOA FÉ – SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PARANÁ. (atual Haras Santarém )

As esplêndidas instalações originalmente projetadas e construidas para o Haras Boa Fé, especializado na criação de cavalos de salto e adestramento, hoje pertencem ao Santarém, haras tradicionalmente dedicado à criação de puro sangue inglês.

Seus 175 hectares constituem um haras completo, totalizando 56 piquetes, e 3 pavilhões com 24 boxes cada , destinados às éguas reprodutoras, potros e garanhões.

Dispõe também de maternidade, balança, farmácia, quarentena com seis cocheiras, galpões para estoque de alimentos, escritório e imóveis de apoio, além de uma confortável residência sede, casa de hóspedes, e residências de funcionários.

O projeto arquitetônico aliou os tons quentes do revestimento cerâmico e da madeira natural , maciçamente presentes em todo o conjunto edificado.

Merece destaque o sistema estrutural adotado para sustentação do telhado dos galpões, constituido por vigas feitas com tábuas empilhadas, coladas e prensadas em feixes, formando peças capazes de vencer grandes vãos com pouca altura de seção, além do excelente aspecto visual que proporcionam.

Com este recurso, foi-nos possível projetar os pavilhões com doze metros de vão livre, vencendo assim toda a largura sem apoio intermediário, enfatizando a sensação de amplitude daqueles espaços através de uma arquitetura mais limpa e elegante.