Project Description

Fórum Cultural Filial São Francisco – Niterói – RJ

Visando realizar-se como um espaço de construção do conhecimento desde os primeiros anos do educando, o Forum Cultural filial São Francisco aliou a experiência de trinta anos de trabalho através do seu Curso Livre de Produção Textual, destinado a jovens que se preparam para o vestibular, com a Educação Infantil de Primeiro e Segundo Segmentos do Ensino Fundamental.

No projeto arquitetônico de revitalização e adequação ao novo programa, a remoção das telhas de fibrocimento aparentes, que formavam um antigo beiral, permitiu o prolongamento da empena de fachada, compondo o Retrofit deste prédio que hoje abriga o moderno educandário.

As aberturas das antigas janelas permaneceram, porém a elas foram sobrepostas molduras retangulares de concreto, aplicadas no centro dos vãos, enfatizando a verticalidade do conjunto arquitetônico e criando a ilusão de janelas antigas, com postigos laterais.

No topo da edificação, a horizontalidade da cimalha é quebrada por uma pequena empena de duas águas, que assinala no alto da fachada o local da porta de acesso, no térreo.

Estes artifícios conferiram ao antigo prédio um charme discreto e elegante, criando uma atmosfera agradável ao olhar e estimulante ao ensino.