Descrição do Projeto

SETOR : PREDIAL
CATEGORIA: COMERCIAL
OBRA: CASA SHOPPING EXPANSÃO
ARQUITETO: MÁRCIO PAIXÃO FRANCO DA CRUZ
CLIENTE FINAL: CONDOMÍNIO DO SHOPPING DA HABITAÇÃO CASASHOPPING
RESPONSÁVEL : LUIZ PAULO MARCOLINI
GERENCIADOR : HOCHTIEF
IMAGENS: KITTY PARANAGUÁ – RAFAEL BARRETO.

Localizado na Barra da Tijuca – R.J. , o Casa Shopping é hoje o maior e mais completo shopping especializado em decoração da América Latina.

Iniciamos em 1997 o seu plano de Revitalização e Expansão, projetando um bloco central para lojas e uma rede elevada de passarelas cobertas.

Em estrutura metálica, acessadas por escadas rolantes, elas tangenciam os blocos interligando-os e criando um segundo pavimento no nível das sobrelojas, que foram assim convertidas em novas lojas.

Este artifício permitiu ao shopping dobrar o seu mix, sem acréscimo da área construída original.

Em sequência, mais sete blocos de até cinco pavimentos foram acrescentados aos nove originais, oferecendo ao visitante grandes lojas, restaurantes, escritórios, farmácia, cafeterias, delicatessen, livraria e serviços gerais.

Objetivando a melhor utilização dos terraços e jardins panorâmicos dos blocos, todo o equipamento de ar condicionado foi instalado ao longo de uma passarela de serviço a céu aberto.

Em forma de calha, ela percorre todo o conjunto edificado elevada três metros acima do piso.

Este recurso inédito reduziu sensivelmente o ruído proveniente das máquinas, melhorando seu desempenho além de solucionar o problema dos serviços de manutenção do equipamento, que podem ser realizados independentemente do horário de funcionamento do shopping.

Dispõe também de sistema de reutilização das águas pluviais, captadas por calhas e dutos, integrados à arquitetura do conjunto.

Totalizando noventa mil metros quadrados, o novo Casa Shopping conta com oito elevadores, sendo dois panorâmicos, vinte e duas escadas rolantes, parqueamento, estacionamento para mil vagas em dois subsolos e heliponto, proporcionando maior conforto e mais serviços em espaço privilegiado a céu aberto.