Descrição do Projeto

Iate Restaurante Albacora, Rio Tejo – Lisboa – Portugal
Ambientação: Arquiteta Vera Maria Franco da Cruz

Destinado ao turismo costeiro no rio Tejo em Lisboa, este magnífico iate-restaurante foi construido, e posteriormente objeto de total revitalização, aqui no Brasil.
Com o projeto arquitetônico de ampliação e remodelação das acomodações que realizamos e que consumiu vinte toneladas de chapas de aço, passou a embarcação à contar, além do restaurante nobre e piano-bar, com outro restaurante panorâmico em estilo tropical, atendendo à parte posterior do conjunto, complementado ainda por um deck superior descoberto, equipado com bar.

Trabalharam na execução deste projeto mais de cem profissionais do mais alto gabarito e foram utilizados materiais de acabamento de primeira qualidade, visando atender ao sofisticado mercado europeu para o qual se destinava.

Vale destacar que o Restaurante Panorâmico a êle acrescido em sua popa, levou para o continente europeu um pouco da cultura brasileira, através da sua exotica decoração, criada à partir de uma belíssima peça cerâmica em estilo art-decô, de autoria do escultor Leão Veloso, datada de 1945, representando um índio abatendo uma susuarana, a maior onça brasileira.
As duas colunas metálicas de sustentação deste espaço foram envolvidas por tiras de imbira natural e os painéis removíveis do teto, que ocultam a tubulação, arrematados com peças de bambú, também utilizado nas arandelas de canto do salão, tudo artezanalmente executado “in loco”. Cadeiras em málaca e mesas em pau-marfim, idêntico aos painéis das janelas, completam o ambiente.

Com capacidade para trezentas e cinqüenta pessoas, passou a operar com sucesso no rio Tejo, em Lisboa.